RBAC-61 EMD006 – texto integral

By: Author Raul MarinhoPosted on
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Este é o texto do novo regulamento da ANAC para a emissão e revalidação de licenças, habilitações e certificados de pilotos que passará a valer em 23/04/2016: RBAC-61 EMD006.

Nos próximos dias, ele será esmiuçado e comentado aqui no blog. Fiquem na escuta!

29 comments

  1. Storino
    6 meses ago

    oi boa tarde.faltam 12 horas para checar o pc/h e já sou ifr/a.existe algum recurso que possa fazer para não voar as 10 horas de familiarização de ifr/h?

    • Raul Marinho
      6 meses ago

      Na verdade, vc teria que ter pelo menos 15h de instrução IFR em helicóptero, de acordo com o 61.223(a)(5):

      instrução de voo: ter recebido de instrutor de voo devidamente habilitado e qualificado, no mínimo, 15 (quinze) horas de instrução de voo em duplo comando em aeronave da categoria para qual é requerida a habilitação de voo por instrumento. A instrução de voo deve incluir, no mínimo, os seguintes aspectos: (…)

  2. Jonathan Alves
    1 ano ago

    Não achei nada sobre isso (talvez possa ter passado batido). Quero começar as aulas de PPH ano q vem e queria saber se pra ser INVH precisa das 200h ou continua sendo as mesmas 10h? E se continua até quando? Pois dps que vc tira PCH é muito difícil “fazer hora” para atingir as 500h de experiência. Desde já obrigado.

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      As 200h para INVA/H caíram em definitivo.

  3. Vitor Hugo
    1 ano ago

    Bom dia Raul,

    Alguma novidade em relação copiloto de aeronaves MNTE, MLTE poder lançar 50% das horas ?

    dúvida: somente poderá lançar 50% das horas, ou das horas que ele lançar só contará 50% ?!

    Desde já, agradeço a atenção

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Ainda não. Mas em breve devo ter…

  4. Profeta Tricolor
    1 ano ago

    corrija*

  5. Profeta Tricolor
    1 ano ago

    me corriga se eu estiver enganado mas em relação as aeronaves single pilot, um segundo piloto a bordo da aeronave vai poder anotar 50% das horas ? procede essa informação ?

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Estava na proposta enviada para a AP/14 mesmo, mas não passou. Vou falar sobre isso em breve no blog.

      • Romulo
        1 ano ago

        Então não será permitido lançar essas horas em aeronave single pilot?

        • Raul Marinho
          1 ano ago

          Aguarde mais um pouco, que eu vou responder essa pergunta de maneira mais ampla.

  6. Paulo
    1 ano ago

    Raul, tenho algumas duvidas.

    I) Piloto checado no R22, para voar o R44 bastaria fazer as duas horas no modelo ou precisaria checar tambem o R44?

    II) Piloto checado no R22, para voar o esquilo precisaria fazer 8 horas no esquilo e solicitar o check? Essa instrução das 8 horas precisa ser com INVH ou pode ser com PC?

    Se possível, gentileza esclarecer essas dúvidas antes e depois de 06/2017.

    Abs

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      I) Dentro da mesma CLASSE (mono-pistão), basta o endorsement (vou falar mais sobre isso em breve);

      II)Aí é mudança de CLASSE (mono-pistão para mono-turbina), então aplica-se a letra “e” da seção 61.195: 8h de instrução, sendo duas no mesmo modelo a ser utilizado no cheque. Tem que ser INVH (letra “b” item “2” da mesma seção).

  7. Final
    1 ano ago

    Entendo que NÃO precisa ser INVA para ministrar instrução revisória para TIPO.
    PLA ou PC habilitado é o suficiente….certo?

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Na verdade, não existe mais instrução revisória… Vou falar sobre isso em breve.

  8. Matheus
    1 ano ago

    Vamos
    Imaginar uma situação …

    Eu voo um baron e meu patrão compra um C90 , eu terei Q procurar algum piloto disponível de C90 para me dar instrução e assinar o endorsement ?
    Foi extinto ground school? Não farei aulas teóricas e provas ?

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Veremos quando sair a IS que disciplinará a transição entre modelos dentro de uma mesma CLASSE. Ainda não dá para responder a sua pergunta.

  9. Wagner
    1 ano ago

    Boa noite Raul, eu li o RBAC-61 EMD006, e pelo q entendi se eu for PPA checado e com 50 Horas na minha CIV, e seu eu tiver a intenção de checar o PPH, eu terei q ter 200 horas em comando na minha CIV, para abater horas no curso pratico de PPH?? Vc pode me explicar isso por favor Raul???

    Aguardo contato.

    • Nico
      1 ano ago

      É isso aí! Para ter direito a redução do requisito de experiência Vc tem q ter 200h de voo como piloto em comando (no seu caso avião) . Aí vc só terá q realizar 25 horas para obter a LPPH.

    • Nico
      1 ano ago

      Mais detalhes do que realizar nessas 25 horas vc encontrará na DI-SPO 0001 – Abatimento de horas para a Licença de Piloto Privado (11/03/2016).

      • Wagner
        1 ano ago

        Boa tarde Nico, obrigado pela resposta cara , mesmo ela sendo desanimadora. Mas Nico eu só tenho mais duas perguntas cara se vc ou alguém q segue o blog poder me responder ficarei grato.

        A) Essa norma, q exige do camarada tem q ter 200 horas em comando, para abater no PPH 25 horas, ela foi imposta recentemente pela ANAC ou ela sempre foi exigida?

        B) No que a ANAC se baseia, qual a justificativa da ANAC, para cobrar do camarada 200 Horas em comando, para ele ter o direito de abater 25 horas no PPH?

        Aguardo contato.

        • Nico
          1 ano ago

          Na realidade em vez de 40 horas (ou 35h se for realizado o curso em escola homologada) vc só fará 25h.
          Essa redução de horas já existia no RBAC 61 EMD 5.
          Nesse link tem a explicação de como pode ser realizada essa redução .

          http://paraserpiloto.appa.org.br/wp-content/uploads/2016/02/IS-00-004A.pdf

          • Wagner
            1 ano ago

            Boa tarde Nico, valeu pela resposta cara mesmo sendo desanimadora, mas se a OACI exige então ta tudo bem, e o q importa mesmo e a segurança e uma boa aprendizagem né, Nico mais uma vez grato pela resposta cara, tenha um bom final de semana pra vc.

            • Raul Marinho
              1 ano ago

              É isso aí. O Nico respondeu corretamente.
              Tks, Nico!

  10. Ronaldo
    1 ano ago

    Experiência Recente? Não tem mais a instrução revisória? Como proceder se ficar sem fazer noturno por mais de 90 dias? Obrigaod

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Vou escrever sobre isso em breve no blog.

  11. Ivanhoé
    1 ano ago

    Pelo q entendi o endorsement vai sair em uma IS q deve ser publicada em breve..

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      É isso mesmo.

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