Para Ser Piloto

Formação Aeronáutica, Empregabilidade para Pilotos e Segurança de Voo

“A formação do piloto de linha aérea: caso Varig”

| 6 Comentários

Formação de PLA – Caso Varig – Prof Elones

No link acima, é possível baixar a tese de doutorado do Prof. Dr. Elones Fernando Ribeiro, diretor da FACA-Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, que é muito mais do que sugere seu título. A tese, ricamente ilustrada, traz a história da formação aeronáutica brasileira (e da própria aviação do Brasil), da Varig, da FACA, e de muitos outros fatos e curiosidades da aviação de nosso país, sem contar com as informações atuais sobre o curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, e as modernas técnicas de treinamento atualmente utilizadas na aviação comercial, inclusive por companhias aéreas como a TAM. Ou seja: há muito mais do que a formação de pilotos de linha aérea como era na Varig – embora, é claro, isto também esteja presente na tese.

Além disso, o texto está muito mais para um livro do que para uma tese. A leitura é fluida como se fosse uma publicação editada comercialmente, não é um texto acadêmico com aquele vocabulário hermético típico da Academia. Isso faz com que qualquer pessoa com interesse sobre o assunto possa entendê-lo na íntegra, não há nenhum “pano preto” acadêmico ou aeronáutico.

Amanhã começa um mega-feriado de seis dias, pelo menos em São Paulo (aqui, emenda-se o feriado da Proclamação da República com o Dia da Consciência Negra) – e mesmo onde só haja o feriado de 15/nov, são quatro dias de folga. E como a meteorologia não está das melhores para voar, eis aí uma boa opção de diversão para quem realmente gosta de aviação, e vai além de “curtir” os vídeos de voos no Facebook, e das brincadeiras no Flight Simulator.

6 Comments

  1. Pingback: Como era a EVAER (escola de pilotos da VARIG) | Para Ser Piloto

  2. Valeu pela dica de leitura,Raul, está sendo bastante útil para meu aprendizado a respeito da aviação civil.

    P.S.: Sr./Sra. Chumbrega, não querendo ser “boring”, mas já sendo, dado que também sou “proofreader”, não seria mais elegante fazer essas correções “inbox” para o autor? Não é uma advertência, apenas uma sugestão.

    Abraço a todos.

  3. I don’t wanna be “picky”, but:
    1) fly by WARE (p. 132)
    2) south AFRICA airways (p. 142)
    3) “A aviação comercial passou a desenvolver tecnologias que tornaram o avião cada vez mais automatizado, reduzindo gradativamente a importância do piloto na operação da aeronave. ” (p.149)
    Dentre outros, numa tese de doutorado…

  4. Já salvei aqui nos meus “IBooks”!!
    Tenho muitos amigos aposentados da Varig, bem “Velhinhos” (Historia viva!) que me contam como era a formação aeronautica na “Escolinha” da Varig (depois EVAER) nos anos 60/70/80.
    Realmente formavam aviadores!! QI’s ou “Nepotismos” á parte, a Escola da Varig foi a coisa mais próxima da “Perfeição” que já existiu nesse País, em termos de formação aeronáutica.
    Nem sei se tem muito á ver com a tese do Prof. Elones (obviamente ainda não li), mas comento “Só pra constar”.

    Abraços

    Beto

    • Vc vai gostar muito de ler o “livro”, especialmente qdo ele trata da EVAER dos anos 80/90, com hotel 5 estrelas pago pela Varig, mais ajuda de custo… Mas vc vai ver tbem que essa mamata foi uma exceção na história da formação de pilotos da Varig.

Deixe uma resposta